Como Configurar Ferramentas de Análise no Módulo Ocorrências no Qualiex?
Atualizado em 12 de abril de 2024
Para tratar uma ocorrência, mitigando a sua recorrência, é importante entender qual a origem do evento, para que dessa forma possamos eliminar o problema, mitigando a sua recorrência. Para identificar qual a causa que origina o problema, podemos utilizar ferramentas de análise que contribuem, nos direcionando de forma estratégica no entendimento de todos os fatos e dados, através de etapas sequenciadas, que nos apoiam a levantar informações valiosas para a compreensão de qual é o problema em questão. Identificar a causa raiz de um desvio pode ser um desafio e utilizar ferramentas de análise trará para as suas ocorrências uma maior assertividade no tratamento e consequentemente uma maior robustez na solução dos problemas.
Nas Configurações do módulo ocorrências temos a opção de padronizar essas ferramentas, possibilitando a padronização da etapa de análise de causa, definindo a obrigatoriedade das ferramentas e quais serão utilizadas.
No módulo de ocorrências clique na aba Configurações:
Para atuar na aba de Configurações, é necessário ter a permissão de Gerenciar. Definido na aba Papéis e permissões > Configurações.
O módulo já possui uma pré-configuração, mas é possível realizar novos ajustes de acordo com o padrão de tratativa utilizado em seu processo
Configuração das ferramentas de análise
Esse contexto de configurações é referente a parametrização das ferramentas de análise, com o objetivo de definir a obrigatoriedade das ferramentas e quais serão utilizadas.
Itens que estão identificados com estão habilitados, os que estão identificados com estão desabilitados.
- Permitido uso de Diagrama de árvore: Habilitando essa opção, para o seu processo de gestão de ocorrências será possível utilizar essa ferramenta. Ao usar o Diagrama de árvore para a análise de causa dos eventos, será possível ramificar a análise, mapeando todas as variações e desvios ocorridos referente ao desvio, até chegar na causa raiz.
Caso não tenha habilitado a opção de "Permitido uso de Diagrama de árvore", ao tratar uma ocorrência, essa ferramenta não aparecerá
- Obrigatório identificação de causa raiz: Por mais que você tenha a opção de utilizar as ferramentas da qualidade na etapa de análise de causa, caso queira tornar obrigatório o uso de uma delas, é necessário habilitar essa opção.
Ao habilitar a opção de "Obrigatório identificação de causa raiz", a obrigatoriedade será para as ferramentas de Diagrama de Ishikawa ou 5 porquês
- Obrigatório identificação de Ishikawa: Caso seja obrigatório a identificação da causa raiz através do Diagrama de Ishikawa, é necessário habilitar essa opção. Dessa forma, sem o preenchimento da mesma, não será possível avançar com a tratativa da ocorrência para a próxima etapa.
- Obrigatório o preenchimento de 5 Porquês ou Diagrama de árvore: Se for obrigatório a identificação da causa raiz a partir do 5 Porquês ou Diagrama de Árvore, será preciso selecionar este item nas configurações das ferramentas, para que então o responsável pela etapa não avance, sem que seja feito o preenchimento.
Caso tenha optado por tornar "obrigatório o preenchimento de 5 Porquês ou Diagrama de Árvore", será necessário habilitar, mesmo assim, a opção "Permitido uso de Diagrama de árvore"
Ao habilitar a opção de "Obrigatório identificação de causa raiz", a obrigatoriedade será para as ferramentas de Diagrama de Ishikawa ou 5 porquês, porém se as duas ferramentas forem obrigatórias, será preciso habilitar a permissão para "obrigatório identificação de Ishikawa" e "obrigatório o preenchimento de 5 Porquês ou Diagrama de Árvore"
Sempre que é feita uma atualização das configurações, é preciso clicar em :
Toda vez que uma configuração é salva, no canto inferior direito é possível acompanhar a data da última atualização: