Como Usar o Tipo de Critério Baseado na Quantidade de Ocorrências?
Atualizado em 28 de Março de 2025.
Dentro do módulo Fornecedores, ao parametrizar um novo critério, é possível utilizar um tipo de critério baseado na quantidade de ocorrências. Esse critério permite atribuir um valor proporcional ao percentual de ocorrências abertas desde a última avaliação. Neste artigo, vamos explicar como utilizar esse tipo de critério, sua importância e de que forma ele pode apoiar os processos de gestão de fornecedores.
💡Vale a pena relembrar!
Clique aqui para aprender como criar um critério: Artigo Como Adicionar um Critério?
📝Agora que você entendeu o que é novo tipo de critério, e relembrou como criar um critério, vamos colocar a mão na massa !
Dentro da aba de critérios, quando criamos um novo critério, agora é possível selecionar a opção chamada "Ocorrências".

Ao selecionar "Sim", a opção "Critério" será automaticamente definida como "Mérito" e permanecerá assim, pois essa funcionalidade permite apenas a categorização de critérios dessa forma.
Além disso, na seção "Tipos de Resposta", será exibida apenas a opção "Intervalo de quantidade de ocorrências abertas", que já virá previamente selecionada.
📌Para parametrizar este tipo de critério, você deverá preencher a condição desejada:

- No campo "Se o número de ocorrências abertas for maior ou igual a", insira o valor mínimo de ocorrências que será considerado para aplicar o critério.
- No campo "o valor do critério será", informe o percentual do resultado que será atribuído caso o número de ocorrências atinja o valor definido.
- Se necessário, clique em "+ ADICIONAR CONDIÇÃO" para incluir outras regras com diferentes faixas de ocorrência.
Logo abaixo, você poderá visualizar a regra de contabilização das ocorrências, que será o período de abertura das ocorrências.
- O período contabilizado é o de "Ocorrências abertas desde a última avaliação"
✅Pronto! Seu critério foi criado e baseado na quantidade de ocorrências!
Vamos falar sobre como este novo tipo de critério apoia os processos na gestão de fornecedores?
É possível listar diversos benefícios ao utilizá-lo, aqui estão alguns:
- Ao utilizar um critério baseado no número de ocorrências, a análise deixa de ser subjetiva e passa a considerar dados concretos, garantindo avaliações mais justas e padronizadas.
- Fornecedores com um número elevado de ocorrências abertas terão um impacto direto na sua avaliação, permitindo que a empresa identifique parceiros que precisam de ajustes em seus processos.