Pular para o conteúdo
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Como cadastrar ações padrão para as ocorrências no Qualiex?

O que são e para que servem?

As ações padrão são tarefas, procedimentos ou etapas previamente definidas que fazem parte do nosso processo de trabalho. Elas servem para padronizar e agilizar a gestão das ocorrências, já que são exibidas automaticamente sempre que uma ocorrência é registrada em determinada categoria.

Essas ações ficam vinculadas às categorias, permitindo que cada tipo de ocorrência tenha atividades específicas cadastradas de acordo com o seu contexto.

Por exemplo, na categoria “Reclamação de cliente”, uma ação padrão pode ser “Entrar em contato com o cliente”, garantindo que essa etapa seja sempre realizada.

O uso de ações padrão contribui para uma gestão mais organizada, ágil e consistente, facilitando o cumprimento das etapas necessárias em cada situação e reduzindo o risco de falhas no processo.

 


1. Acesse o módulo


2. Acessando a tela de cadastro das ações padrão

Clique na aba "Categorias", na sequência clique na categoria desejada com o botão direito do mouse, ou, clique no menu de contexto e  em ”Editar”

Para realizar a edição e o cadastro das ações é necessário ter a permissão de Gerenciar tipos, categorias e classificações de causa, definido nas Configurações > Papel e Permissões. Clique aqui para saber como realizar a configuração para o módulo Ocorrências.

Ao selecionar a opção de "Editar", uma janela será aberta, permitindo realizar alterações na categoria.

Clique na opção "Ações Padrão" para abrir a aba de gerenciamento das ações padrão da categoria escolhida.


 

3. Cadastrando as ações padrão

Ao clicar na aba "Ações Padrão" será possível visualizar as ações e cadastrar novas. 

Para seguir com o cadastro clique no botão

Em seguida, será exibida a janela de registro da ação, onde devem ser preenchidos os campos necessários para garantir que a ação seja completa e bem documentada. Nesse momento, é fundamental elaborar uma ação objetiva, clara e abrangente, de modo a assegurar resultados eficazes e consistentes.

Os campos são:

  • Nome (O quê?): Preencha este campo obrigatório com o título claro e objetivo da ação a ser realizada. Isso garantirá que o executor da ação possa realizá-la de forma precisa e eficaz.
  • Local (Onde?): Caso haja um local específico onde a ação será realizada, podemos informá-lo nesse campo.
  • Custo (Quanto?): Se esta ação implicar custos, é possível evidenciar essa informação no campo.
  • Descrição (Como?): No campo de descrição forneça detalhes sobre como a ação deve ser executada. Inclua todas as informações relevantes para uma execução adequada.
  • Justificativa (Porque?): Explique a motivação e a razão pela qual a ação deve ser executada, proporcionando contexto e clareza aos envolvidos.

Ao concluir o preenchimento clique em "Cadastrar".

É possível cadastrar quantas ações padrão forem necessárias dentro da categoria, pois atualmente não há um limite estabelecido. Na aba de cadastro de ações padrão, é possível visualizar até 100 delas por página.


4. Definindo hierarquia de ações, quando necessário

Havendo uma ação padrão já registrada, no cadastro das novas ações é disponibilizado o campo "Pertence à", onde podemos indicar que a nova ação está relacionada a uma ação já cadastrada.

Na janela de cadastro de uma nova ação, clique no botão do campo "Pertence à" para visualizar as ações que já estão cadastradas.

Clique na ação desejada, e em seguida em "Cadastrar".

Quando cadastramos uma ação que pertence à outra, na ação principal exibirá um ícone indicando que possui ações associadas. Ao clicar nesse ícone, é possível expandir a visualização e acessar a ação-filha correspondente:

A partir deste registro, novas ocorrências desta categoria possuirão essas ações cadastradas por padrão.