📝 Como criar um FMEA Reverso
📅 Atualizado em: 31 de outubro de 2025
📌 Por que isso é importante?
O FMEA Reverso (também conhecida como Análise de Risco ou RFMEA) é a sua ferramenta de auditoria do FMEA. Depois de fazer a análise teórica (o FMEA), você usa o RFMEA para ir até a linha de produção ou usar o software e verificar na prática se os "Controles" que você listou realmente funcionam como deveriam.
🎯 O que você vai aprender aqui?
- Objetivo 1: Verificar o pré-requisito para habilitar a função de RFMEA.
- Objetivo 2: Como criar e configurar uma nova auditoria.
- Objetivo 3: Como acessar e preencher o formulário de auditoria na aba "Andamento".
- Objetivo 4: Como "Concluir" e finalizar sua auditoria RFMEA.
Como Criar seu RFMEA
O RFMEA é criado dentro de um FMEA que já existe.
🔒 Pré-requisito Indispensável: O FMEA deve estar Aprovado
Antes de começar, existe uma regra de sistema muito importante:
Você só pode criar um RFMEA para um FMEA que já esteja "Aprovado" ou "Concluído".
Se o seu FMEA ainda estiver com o status "Em elaboração", o botão +Adicionar (que veremos no próximo passo) não estará visível na tela.
1. Acesse a Aba "Análise de Risco"
Sabendo disso, abra o FMEA que você deseja auditar (e que já está Aprovado). Dentro dele, clique na aba "Análise de Risco", clique no botão + Adicionar e selecione "Novo RFMEA".

2. Crie e Configure o novo RFMEA
Ao clicar em + Adicionar e selecionar "Novo RFMEA", uma única janela de cadastro ("Novo RFMEA") aparecerá. Você deve preencher as duas abas laterais (Geral e Selecionar itens) antes de salvar.
Aba 1: Preencha os Dados Gerais
Primeiro, preencha as informações básicas da sua auditoria na aba "Geral":

Aba 2: Selecione os Itens para Auditar
Antes de salvar, clique na aba "Selecionar itens". É aqui que você decide o que vai auditar:
- Selecionar colunas*: No primeiro campo, escolha quais colunas do FMEA original você quer levar para a sua auditoria (ex: Modo de Falha, Causa e Controles Prevenção).

- Selecionar linhas*: Embaixo, clique no botão + Adicionar para abrir a lista de todas as linhas de falha do seu FMEA. Marque o "check" [ ] ao lado das linhas que você quer auditar.

Depois de preencher a aba "Geral" e selecionar seus itens na aba "Selecionar itens", clique no botão "Salvar" no canto inferior direito do pop-up.
3. Acesse e Preencha sua Análise (RFMEA)
Pronto! Seu RFMEA está criado e aparecerá na lista da aba "Análise de Risco".
Agora, clique sobre o nome da análise para abri-la. Você será direcionado para uma nova tela que tem suas próprias abas.
- Inicie a Auditoria
Dentro da sua Análise de Risco, clique na aba "Andamento". Você verá a tabela simplificada com as linhas e colunas que selecionou, clique no botão Auditar na coluna "Verificação".

- Preencha o Formulário de Análise
O sistema abrirá o pop-up "Formulário RFMEA". Este é o seu checklist de auditoria. Responda a cada pergunta com "Sim" ou "Não" com base no que você verificou na prática.

Depois de responder a todas as perguntas do formulário, clique em "Salvar".
3. Conclua seu FMEA
Após salvar, você voltará para a tela "Andamento". Note que o botão Auditar daquela linha foi substituído por uma etiqueta verde Auditado.
Depois que você auditou todas as linhas da sua tabela, você pode fechar formalmente a sua auditoria. Para fazer isso, clique no botão Concluir RFMEA no menu superior da tela.

Isso finalizará o processo, mudará o status geral da sua Análise de Risco (de "Em andamento" para "Concluído") e salvará o registro da sua auditoria no sistema.